Eventos Mês: Fevereiro - 2018

CURSO COMPLETO DE CONCEITOS E PRÁTICA DE ATUAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DE POSTURAS, DE OBRAS, DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, DO MEIO AMBIENTE E DA GUARDA MUNICIPAL - TO

Pdf-icon

A Constituição Federal atribui aos Municípios a responsabilidade de promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e ocupação do solo urbano, de implantar o plano urbanístico e zelar pelo bem-estar da população, da proteção ao meio ambiente, cuidar dos bens de valor artístico, estético, histórico e paisagístico local, além de zelar pelo uso disciplinado da área pública. Neste sentido, o Município obriga-se a manter quadros especiais de fiscalização voltados à garantia da segurança, da saúde e da higiene dos consumidores, de orientar e, ao final, de reprimir as transgressões às normas estabelecidas nas leis do Município.

Este curso enfatiza a importância da fiscalização de poder de polícia administrativa municipal, definindo os conceitos e a amplitude de ações dos agentes fiscais do Município. Faz o histórico das posturas municipais e a necessidade de integração do poder de polícia. Traz a prática das ações fiscais, a obediência ao formalismo dos seus atos, o restrito cumprimento das leis e a visão clara de sempre atuar em favor da coletividade.

O curso trata dos modelos de documentos fiscais, o procedimento de seus usos, o ‘poder-dever’ de agir, o bom senso no uso da discricionariedade. Trata das licenças liberatórias dos estabelecimentos, da vistoria, da aprovação dos projetos de construção de obras particulares, do ‘habite-se’. Discorre sobre as ações da vigilância sanitária, os cuidados com a higiene dos estabelecimentos e oferece uma definição ampla do conceito de saúde, aliado à proteção do meio ambiente.

Trata, também, do uso e ocupação da área pública, das diferenças entre tributo e preço público, da importância da guarda municipal no trabalho externo de disciplinamento do comércio ambulante. 


PRÁTICAS DE COACHING E LIDERANÇA APLICADAS À EDUCAÇÃO - PEDREIRAS

Pdf-icon

Nas Organizações Públicas pode-se afirmar que o desenvolvimento comportamental é tão importante quanto o desenvolvimento técnico. As instituições públicas, atuando em um contexto de mudanças constantes, e na busca por resultados cada vez mais desafiantes, têm valorizado servidores com um elenco de competências não só técnicas, mas, sobretudo, comportamentais. É o fator emocional que determina e estimula a pró-atividade, o comprometimento, a criatividade e outras tantas competências altamente requisitadas pelo ambiente corporativo.
Todas as organizações educacionais de excelência apresentam lideranças de caráter excepcional. Cada vez mais se verifica que os líderes educacionais contemporâneos são os maestros das lideranças distribuídas e das competências das pessoas que compõem as suas organizações.
De outro modo, todo profissional que preza aplicação do Coaching na prática Educacional está sempre sintonizado com o autoaperfeiçoamento e com a melhoria constante dos seus papeis, competências, habilidades, atitudes e performance educacional na contemporaneidade.
O Coaching é um processo de desenvolvimento, hoje compreendido como uma ferramenta que colabora com o aperfeiçoamento das práticas profissionais em todos os níveis. Neste seminário, trataremos de focar a prática educacional, de trazer elementos que estabeleçam uma melhor compreensão sobre esta ferramenta e a maneira de como utilizá-la.
Ainda, serão oportunizados aos participantes modelos de liderança e casos de sucesso internacionais em que a liderança se articula harmoniosamente com a atuação educacional no sentido de rentabilizar ao máximo os talentos das pessoas que trabalham nas organizações educacionais para estas darem o seu melhor no sentido de rentabilizar o potencial dos alunos.
O Seminário constitui uma oportunidade ímpar e de excelência para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais da Educação.