Telephone
A- A A+

Apresentação

São frequentes as notícias sobre a difícil situação por que passam as escolas públicas brasileiras, tanto no aspecto da precariedade da infraestrutura, como na formação acadêmica e condições de trabalho dos professores. 

O direito de aprender dos estudantes é frequentemente violado. Crianças simplesmente não aprendem, como evidenciam dados publicados por órgãos competentes. Crianças que avançam nos anos de escolaridade não por adquirirem conhecimentos, mas porque os sistemas estimulam promoção automática, mesmo com deficiência de aprendizagem.

Esse fato ocorre com frequência em escolas públicas do estado do Maranhão, onde os resultados do IDEB indicam fraco rendimento dos alunos do Ensino Fundamental e onde professores se queixam de alunos que chegam ao final do 5º ano  quase analfabetos, ou com base muito fraca, sem condições de darem continuidade aos estudos.

Diante dessa realidade, a NTC, objetivando oferecer aos profissionais de educação do Maranhão a oportunidade de atualização sobre temas da maior relevância na área, bem como a promoção da melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, promove o I SEMINÁRIO MARANHENSE DE TEORIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Essa iniciativa ancora-se na convicção de que a melhoria da aprendizagem e dos resultados do IDEB maranhense está intimamente atrelada à melhoria  da competência dos professores e gestores escolares. 

O Seminário constitui oportunidade imperdível e de excelência para participar de  palestras e oficinas ministradas por professores com larga e reconhecida experiência na área educacional, contribuindo de forma inestimável para o desempenho profissional dos participantes do evento.

 

 

Capacitar e aperfeiçoar os profissionais de educação para desenvolver competências e conhecer soluções que promova mudança organizacional e melhoria nos resultados da escola para que a mesma proporcione um ensino de alto nível aos alunos. 

 

Pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento que atuam, e demais profissionais de educação, nas redes pública ou privada, no âmbito municipal, estadual ou federal, em funções de docência, coordenação, supervisão, orientação ou direção.

 

Destaques

ESTA CAPACITAÇÃO PERMITIRÁ A VOCÊ:

• Contribuir para melhorar os resultados da organização educacional e dos alunos.

• Receber as informações mais atualizadas em relação aos tópicos da programação.

• Desenvolver competências e conhecer soluções que promova mudança organizacional da escola para que a mesma proporcione um ensino de alto nível aos alunos. 

• Apresentar idéias e discutir os temas com profissionais da área com elevada e notória capacidade técnica, e alguns dos maiores especialistas do Brasil.

• Participar de um evento diferenciado, de excelência em relação a instrutores, conteúdo e metodologia aplicada, e com a marca de qualidade de quem já capacitou mais de 20.000 (vinte mil) agentes públicos em mais de 190 eventos de sucesso.

Palestrantes

Vasco Moretto

Mestre em Didática das ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. Licenciado em Física pela Universidade de Brasília-UnB. Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Autor de várias obras em Educação e Consultor e Palestrante na área da Educação em Contexto Escolar, com foco na aprendizagem significativa de conteúdos relevantes. 


Liliamar Hoça

Doutora em Educação pela PUC-PR, com defesa da tese sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Mestre em Educação também pela PUC-PR e possui Graduação em Pedagogia.


Renata Lima Ludovico

Professora de Matemática, Especialista em Educação Matemática e com Mestrado em Mídia e Conhecimento pela UFSC. Autora de livros didáticos, trabalha e pesquisa a Formação Inicial e Continuada do professor da Educação Infantil ao Ensino Médio, professora formadora do PNAIC de Matemática. 
 

Álvaro Domingues

Presidente do SINEPDF – Sindicato das Escolas Particulares do DF, Presidente do FNCEE – Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Vice-Presidente do CEDF – Conselho de Educação do Distrito Federal, Graduado em Engenharia Agronômica pela UNB, Licenciado em Biologia pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Administração Escolar pela UNIVERSO, professor de biologia.
 

Sandra Bozza

Há mais de 37 anos é professora de Língua Portuguesa e, além de linguista e cientista social na área da educação, estuda com afinco a Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Ana Luisa Lourenço Moretto

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Especialista em Psicopedagogia. Atualmente é psicóloga hospitalar da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Neuropsicologia, psicologia hospitalar.

Programação

1º DIA - PALESTRAS

Nesse dia serão ministradas quatro palestras, duas pela manhã e duas à tarde. Todos os participantes do seminário estarão presentes em todas as palestras. 

 

Palestra 1: “Novos rumos da Educação Brasileira com foco na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.”

Diante da crise educacional brasileira, autoridades se movimentam no sentido de aprovar novas políticas para a Educação pública e privada. Essas políticas estão consubstanciadas na Base nacional Comum Curricular – BNCC por meio da qual se explicitam as diretrizes que os sistemas educacionais. A palestra apresenta e discute as orientações da BNCC.

Palestrante: Álvaro Domingues Jr

 

Palestra 2: “A construção interativa do conhecimento: novo modelo para a educação contemporânea.”

De tempos em tempos promovem-se mudanças na educação que rapidamente são abandonadas porque parecem não atingir o ponto fundamental a ser mudado, isto é o modelo em foco. Esta palestra pretende apresentar um novo modelo, em contraponto ao modelo tradicional do professor transmissor da informação e do aluno assimilador repetidor. 

Palestrante: Vasco Moretto

 

Palestra 3: “Diagnósticos, dificuldades... e o aluno? E o professor? Possibilidades dentro de sala de aula”

Atualmente conhecimentos sobre diagnósticos como TDAH, autismo e dislexia são muito difundidos na sociedade, podendo ser distorcidos. Conhecer o processo diagnóstico, assim como as características de cada aluno, pode auxiliar o professor a construir estratégias eficientes e eficazes, tornando o ambiente de sala de aula facilitador, menos estressante e mais prazeroso, bases para a aprendizagem significativa.

Palestrante: Ana Luísa Moretto

 

Palestra 4: “Alfabetização e leitura: competências necessárias para a construção frutuosa de conhecimento ”. 

Crianças mal alfabetizadas podem carregar consequências danosas em seu desenvolvimento cognitivo. O pouco desenvolvimento da competência leitora do aluno causa dificuldades na aprendizagem e no desempenho de outras competências e habilidades necessárias tanto no período de formação como no período da vida profissional. Abordar os problemas e as possibilidades de um bom processo de alfabetização é o foco dessa palestra.

Palestrante: Sandra Bozza


2º DIA – OFICINAS SIMULTÂNEAS

Nesse dia serão oferecidas quatro oficinas simultâneas pela manhã, com duração de quatro horas cada uma. À tarde serão repetidas as mesmas oficinas. Cada participante escolherá uma oficina pela manhã e outra à tarde, com outro tema, de acordo com seu interesse. O limite de participantes por oficina é de 80 pessoas.

 

Oficina 1: “Alfabetização: teorias, práticas e dificuldades ”. 

Os primeiros anos escolares são marcantes na evolução cognitiva, social e emocional da criança. Nessa etapa do desenvolvimento a alfabetização eficiente e eficaz determinará o sucesso da sequência de estudos. Abordar o tema da alfabetização, das teorias e práticas no contexto atual é o objetivo da oficina 1.

Ministrante: Sandra Bozza

 

Oficina 2: “O mundo quantificado e o desenvolvimento de competências para solução de problemas.”

A alfabetização na linguagem matemática é condição do desenvolvimento das competências na compreensão das relações entre grandezas, na utilização de modelos matemáticos e na solução de problemas. Por isso a oficina aborda de forma prática e interativa temas relacionados à compreensão, aplicação, análise e síntese do uso da linguagem matemática, procurando orientar professores na superação de dificuldades na aprendizagem nessa área.

Ministrante: Renata Lima Ludovico

 

Oficina 3: “Comunicação  escrita e oral: compreensão e produção de textos.”

A competência na comunicação escrita e oral é a base para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento e para a socialização. A falta de habilidade para interpretar textos reduz a capacidade do sujeito de compreender mensagens, orientações, problemas, etc.  Da mesma forma a falta de habilidade em produzir textos com concordância e regência reduz a capacidade de comunicação escrita e a produção de análises e sínteses em comunicações escritas.

Ministrante: Liliamar Hoça

 

Oficina 4: “Dificuldades de aprendizagem: laudos e outras situações problemas – o que fazer no cotidiano?”

Serão propostas atividades envolvendo habilidades cognitivas, de linguagem e funções executivas, associando a atividades que podem ser realizadas no cotidiano escolar com objetivo de favorecer a aprendizagem de conteúdos pedagógicos, assim como a autoestima e socialização.

Ministrante: Ana Luísa Lourenço Moretto

Informações

HOTEL SAN PEDRO 

Rua São Miguel, 1113. São Francisco. Pedreiras - MA. 65725-000.

Telefone: 99 3642-3718

 

12 e 13 de Julho de 2018

 

Credenciamento: 8h às 8h30

Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h

Coffee-break: às 10h e às 16h

Almoço: às 12h30

 

16 horas

Sobre a Inscrição

R$ 2.950,00 (por participante)

Inclusos:  Material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do evento, certificado de participação no evento, 2 almoços e 4 coffee-breaks. 

 

A cada 10 (dez) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá desconto de 10%. 

- Plano Corporativo: Valores diferenciados, com descontos entre 15% e 30% de desconto, para grupos maiores. Solicite uma proposta diferenciada: comercial@ntceventos.com.br.

 

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

NTC  Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda.

CNPJ: 10.614.200/0001-98

 

Banco do Brasil

Agência: 1505-9 Conta: 45397-8

 

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou fax: (63) 3212-1177, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.