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17 a 18 de Junho de 2019, Palmas - TO

ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS E REDAÇÃO OFICIAL COM AS MAIS RECENTES ALTERAÇÕES

Manual de Redação da Presidência da República, terceira  edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019    

Palestrante: Ismênia Timo de Castro

Sobre o Curso

A excelência da comunicação escrita constitui um dos maiores desafios para o profissional que deseja obter sucesso no cenário de competitividade que hoje se apresenta. Está demonstrado que, no processo de comunicação, não é suficiente apenas deter o conhecimento do conteúdo; mais que isso, é preciso dominar as técnicas de transmissão das informações. 

Relatório e parecer técnico referem-se a textos profissionais que requerem precisão e clareza, pois transmitem dados e informações que irão subsidiar importantes decisões. Portanto, é necessário redigi-los observando as qualidades fundamentais desses documentos e evitando vícios de linguagem que podem comprometer as informações a ser apresentadas, a credibilidade do redator e mesmo da instituição que os emite.

Se ao receber a incumbência de escrever documentos oficiais sua primeira sensação é de apreensão ou receio, esse curso é indicado para você. Ele o ajudará, mesmo que já tenha escrito muitos documentos, a aprimorar a sua redação e adequar os aspectos técnicos aos padrões oficiais.

Curso  completo com ensino de métodos e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta documentos oficiais: memorando, ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem, pareceres e relatórios, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, o Manual de Redação da Presidência da República (versão atualizada e ainda não publicada) e os ensinamentos dos mais conceituados gramáticos, filólogos e linguistas atuais. Aborda também a questão do uso da internet: a linguagem do e-mail  versus redação oficial.



Esta capacitação permitirá a você:

  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
  • Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir com maior segurança, clareza, objetividade e concisão.
  • Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
  • Vivenciar com o  treinando a observação de que a comunicação escrita é um processo constante de crescimento.
  • A partir das informações observadas no curso, o treinando será capaz de redigir qualquer documento.
  • Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.

Conteúdo Programático

08h30-18h00 
Instrutora: Ismênia Timo de Castro

I. Ofícios, Memorandos, Despachos, Mensagens e Avisos

  • Definição e finalidade
  • Forma e estrutura
  • Exemplos práticos
  • Pronomes de tratamento: vossa excelência (Poder Executivo, Judiciário e Legislativo)
  • Fechos para Comunicações: respeitosamente, atenciosamente etc
  • Identificação do signatário 
  • Padrão Ofício: tipo, local, data, assunto etc
  • Formas de diagramação 

 

II. Relatórios, Pareceres e Notas Técnicas 

  • Macroestrutura do texto argumentativo
  • Formas de persuasão
  • Argumentos e contra-argumentos
  • Conceitos de relatórios e pareceres
  • Tipos de pareceres e relatórios técnicos
  • Estrutura de parecer e relatório técnico
  • Técnicas para escrever pareceres e relatórios
  • Conceito, importância, especificidades e impacto na gestão
  • A formalização do relatório e do parecer em função do contexto
  • Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão
  • Recursos de formatação e ilustração 
  • Estilo e linguagem do moderno texto administrativo
  • Qualidades do texto de notas técnicas, relatórios e pareceres
  • Vícios em notas técnicas, relatórios e pareceres 
  • Características de notas técnicas, relatórios e pareceres
  • Classificação de notas técnicas, relatórios e pareceres
  • Organização de notas técnicas, relatórios e pareceres
  • Técnicas para elaboração de notas técnicas, relatórios e pareceres   

 

III. O uso da internet: a linguagem do e-mail é compatível com a redação oficial?

  • A comunicação por e-mail tem valor documental?
  • A certificação digital
  • Qual o significado da linguagem da internet em termos de evolução da linguagem?

08h30-18h00 
Instrutor: Ismênia Timo de Castro

IV. Princípios norteadores da Produção Textual

  • A comunicação e sua importância
  • Competência textual: escrever de forma adequada
  • A elaboração do texto 
  • O uso da linguagem técnica
  • Os níveis de linguagem
  • Estilo e linguagem do moderno texto administrativo
  • Semântica: palavras e expressões adequadas
  • Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor
  • Como adequar a linguagem ao público e ao contexto situacional da mensagem
  • Como deixar claro as ações que se pretende desencadear
  • Como evitar vícios de linguagem, capazes de afetar a credibilidade do redator e, consequentemente, da instituição a que pertence

 

V. Construindo a lógica das informações

  • A ordenação de ideias visando à coerência textual
  • Os elementos da coesão textual, fundamentais para o encadeamento das ideias entre parágrafos

 

VI. Expandindo o texto

  • A divisão do texto em partes, capítulos, seções e subseções
  • A organização e a expansão do corpo do texto
  • A estrutura deve/pode/convém
  • Os anexos, as notas pé de página e as notas de texto

 

VII. Práticas de Redação Oficial segundo o novo Manual de Redação da Presidência

  • Estruturação de texto oficial: elementos essenciais, pronomes de tratamento, vocativos e fechos de correspondência;
  • Documento oficial (memorando, ofício, aviso), definição, finalidade, circulação e competência.                

VIII. Gramática aplicada aos documentos oficiais

Padronização 

  • Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico)
  • A simbologia nas unidades de medida (hora)
  • Siglas
  • Abreviaturas
  • Escrita de números
  • ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
  • Lei Complementar nº. 95/98

 

Atualizações com base no novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

  • Escrevendo pela nova ortografia
  • Como usar as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
  • O que muda com o novo Acordo Ortográfico: Alfabeto/Trema/Acentuação/Hífen

Instrutora

Conheça nosso time

  • Ismênia Timo de Castro

    Ismênia Timo de Castro

Investimento e Informações

  • R$ 2890,00

    1 Participante

    • Material de apoio (Pasta executiva, Bloco de anotações, Estojo de caneta e lapiseira)
    • Apostila Específica
    • Coffee-breaks e almoços
    • Certificado de participação no evento

CORTESIA

A cada 5 (cinco) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá cortesia para uma sexta inscrição.

PAGAMENTO

O pagamento deverá ser efetuado em favor de: NTC Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda - CNPJ: 10.614.200/0001-98, no seguinte banco credenciado:

Banco do Brasil – 001      Agência: 1886-4 – C/C: 145397-1

CANCELAMENTO/SUBSTITUIÇÃO

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou WhatsApp: (63)98444-9000, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.

A NTC reserva-se o direito de cancelar unilateralmente a realização do evento, comprometendo-se a informar antecipadamente os inscritos, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).

HORÁRIOS
 
Credenciamento: 8h às 8h30
Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h
Coffee-break: às 10h e às 16h
Almoço: às 12h30

Local

  • Céu Palace Hotel - Palmas (TO)
  • Endereço: - TO Brasil

Interessado?

  1. Acesse o conteúdo completo do evento fazendo o download do PDF.

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