Telephone
A- A A+

Apresentação

Na educação, desde a família e principalmente nas escolas, os modelos educacionais tradicionais estão sendo, cada vez mais, questionados. Referenciais que pareciam verdades perenes, entraram em crise. A ciência nos fez compreender que o mundo e a vida não eram estáticos e que as supostas verdades eram sempre limitadas. Esse novo modelo de compreender o mundo, revolucionou a sociedade contemporânea. Abriu a possibilidade de investigar. Tudo pode ser novamente questionado. Novas habilidades e competências pessoais e profissionais passaram a ser exigidas cada vez mais. A visão do mundo mudou. Do tudo fragmentado, passamos para a necessidade do tudo sistêmico. Os novos cenários, portanto, estão a exigir novo modelo educacional na família, na escola e na comunidade como um todo. Ações isoladas já não respondem mais às necessidades. Portanto, é preciso refletir esses novos tempos, os novos modelos educacionais e construir alternativas para que família, escola e comunidade possam coletivamente responder aos novos desafios. Muito além do que fazer, precisamos discutir caminhos sobre como construir e implementar essas mudanças.

 

Diante dos novos cenários e modelos educacionais,  refletir a complexidade das relações entre escola, família e comunidade e propor caminhos  de transformação que contribuam para uma gestão coletiva e integradora.

 

Profissionais interessados em desenvolver habilidades para a melhoria dos resulta dos na educação. Profissionais que atuam, ou desejam atuar, na gestão escolar, nas redes públicas ou privada, nas esferas municipal, estadual ou federal, nas funções de coordenação, supervisão, orientação ou direção.

Destaques

• Os cenários e as tendências contemporâneas: desafios à educação.

• As novas tendências educacionais: aprender a aprender coisas úteis para a vida.

• Os novos modelos de educação e as transformações provocadas na família, escola e comunidade.

• Os referenciais para embasar a integração e orientar o agir coletivo.

• Modelos de gestão com foco na integração da escola, família e comunidade.

• Cases de sucesso da integração escola, família e comunidade: entre outros, o exemplo da Finlândia.

Palestrantes

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA: GUSTAVO MORETTO

Mestrando em Educação pela Universidade Dei Salvador, Argentina, Especialista em Administração Estratégi­ca pela UNA, Graduado em Ciências Biológicas pela UnB, Graduado em Pedagogia pela UICOC, pós-graduado em programas de qualidade total pela OUALITAS, pós-graduado em educação ecológica pela ESAB, capacita do em tutoria online pela ESAB,ex-participante da oficina de elaboração de questões do ENEM do Ministério de Educação, Diretor do Colégio Ibituruna de Governador Valadares e professor de pós-graduação do Instituto Mineiro de Educação Superior.

 

PALESTRANTE: ADELAR HEENGEMÜHLE

Mestre em Metodologia de Ensino, Doutor e Pós-doutor em Formação de Professores, Especialista em Gestão Educacional, Formado em Letras, Autor de vários livros sobre gestão e educação, foi Professor, Diretor de Escolas e Faculdades e Diretor Executivo de Rede Nacional de Educação, pesquisador de modelos educacionais em vários países, destacando mais recentemente a Finlândia.

Programação

• Os cenários da ciência e as tendências contemporâneas: desafios à educação.

• As transformações provocadas na educação da família, escola e comunidade.

• As culturas das práticas cartesianas que isolaram pessoas e instituições.

• Necessidade do agir coletivo: escola, família e comunidade.

• Os referenciais para embasar a integração e orientar o agir coletivo: o Projeto Pedagógico e o Planejamento Institucional.

• As novas tendências educacionais: as novas habilidades, novas competências, a integração da realidade dos estudantes no contexto escolar, estratégias de integração, os referenciais metodológicos e avaliativos.

• Os novos espaços educacionais integrados.

• Os modelos de gestão abertos, com ênfase na participação e na horizontabilidade que exigem novas posturas na família, na escola e na comunidade.

• Os conselhos como estratégias da integração e do agir coletivo.

• Cases de sucesso da integração escola, família e comunidade: entre outros, o exemplo da Finlândia.

Informações

HOTEL SAN PEDRO 

Rua São Miguel, 1113. São Francisco. Pedreiras - MA. 65725-000.

Telefone: 99 3642-3718

 

15 e 16 de Maio de 2018

 

Credenciamento: 8h às 8h30

Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h

Coffee-break: às 10h e às 16h

Almoço: às 12h30

 

16 horas

Sobre a Inscrição

R$ 2.390,00 (por participante)

Inclusos:  Material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do evento, certificado de participação no evento, 2 almoços e 4 coffee-breaks. 

 

A cada 10 (dez) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá desconto de 10%. 

- Plano Corporativo: Valores diferenciados, com descontos entre 15% e 30% de desconto, para grupos maiores. Solicite uma proposta diferenciada: comercial@ntceventos.com.br.

 

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

NTC  Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda.

CNPJ: 10.614.200/0001-98

 

Banco do Brasil

Agência: 1505-9 Conta: 45397-8

 

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou fax: (63) 3212-1177, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.