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Apresentação

A capacidade produtiva de uma organização está diretamente alinhada à capacidade produtiva de suas equipes. Essas, por sua vez, dependem de uma forte liderança, capaz de alinhar estratégias ao desempenho, produzindo os resultados esperados com excelência. Uma competência essencial para que equipes e objetivos organizacionais entrem em sintonia é a liderança, que desponta como o vetor de alinhamento estratégico, conectando os grandes objetivos organizacionais aos resultados finais.

Assim, as organizações em transformação, cada vez mais, apostam no poder de suas equipes, como células geradoras de resultados de qualidade e de inovação. Elas sabem que não existem pessoas completas e únicas, mas que a força humana de desenvolvimento organizacional está concentrada nas equipes e não nos indivíduos por si só.

O presente treinamento busca capacitar as pessoas que necessitam desenvolver e fortalecer seu papel estratégico para a promoção da parceria líder-equipe e para a construção e manutenção de times de alto desempenho.

 

Gestores, potenciais gestores e profissionais que atuam em posições de liderança.

 

- Aplicar conceitos, técnicas e abordagens sobre a liderança moderna e o papel do líder como agente de transformação em suas organizações, a partir de uma visão interiorizada das competências a serem desenvolvidos na construção do gestor-líder.

- Capacitar o gestor a atuar de forma eficiente e eficaz na construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

 

·         Desenvolvimento de competências interpessoais e de gestão de pessoas para o exercício da liderança;

·         Compreensão do atual paradigma de liderança e do papel do gestor-líder na organização;

·         Avaliação de pontos fortes e de melhoria, no mapeamento das competências de liderança;

·         Exercício do papel do gestor-líder em desenvolver a força sinérgica das equipes;

·         Entendimento das variáveis que interferem nas forças e fraquezas das equipes;

·         Avaliação e desenvolvimento da assertividade como base da confiança líder-equipe;

·         Aplicação de ações motivacionais para elevar o desempenho das equipes.

 

Construtivista, com embasamento conceitual direcionador, focalizando o lado prático e vivencial da aprendizagem. As técnicas utilizadas são: palestras interativas, apresentação e estudo de casos, análise e discussão de vídeos, debates e dinâmicas de grupo, exercícios e vivências individuais e coletivas.

Após as atividades práticas propostas, serão realizadas discussões para processar os conteúdos trabalhados e refletir sobre as práticas do dia a dia.


Esse treinamento permitirá aos participantes alcançarem:

·         A conscientização da força da liderança e da equipe de trabalho para a transformação da organização em uma organização de aprendizagem, com foco no capital humano e na concretização de sua missão, visão e valores;                                                                                                                                        

·         O entendimento e a prática dos aspectos diferentes e complementares entre os conceitos dos papéis de gestor e de líder;

·         A utilização de ferramentas para direcionar diferentes estilos de liderança;

·         A explicitação das competências interpessoais necessárias ao exercício da liderança com foco na empatia e assertividade;

·         A construção de equipes de alto desempenho, considerando suas etapas e dificuldades; e

·         A compreensão e aplicação de técnicas motivacionais de liderança visando o desempenho motivado.

Destaques

Palestrantes

Rosa Porto

■ Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

■ Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia.

■ Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas, FDC - Fundação Dom Cabral -FDC e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA.

■ Coach de executivos, com formação internacional  pelo Integrated Coaching Institute.

■ Consultora de empresas na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida.

■ Trabalhou na PETROBRAS na linha técnica, gerencial e de recursos humanos.

■ Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília.

■ Professora do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial.

Programação

O PAPEL DA LIDERANÇA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

• Entendendo o cenário atual e o desafio das organizações;

• A evolução dos modelos de gestão e de liderança;

• Os novos paradigmas organizacionais;

• Organizações de Aprendizagem: learning organization;

• Gerenciamento x liderança ¾ a hora e a vez do líder;

• O papel do gestor-líder: comprometimento, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano;

• O gerente - líder no atual milênio;

• Mudança de postura: gerenciando COM pessoas;

• A construção da confiança e o caráter como bases para a liderança.

 

A LIDERANÇA COMPARTILHADA

• A visão compartilhada e seus efeitos sobre o rendimento da equipe

​- Os estilos de liderança  e seus efeitos sobre a formação da equipe de alto desempenho

- Compartilhamento do conhecimento pela equipe

- Compartilhamento do poder e delegação (empowerment)

- Condições para a delegação: ações do líder e perfil do liderado

 

DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE E DESEMPENHO MOTIVADO

• As fases de desenvolvimento de uma equipe;

• Características de uma equipe de alto desempenho;

• Fatores dificultadores da formação de uma equipe.

• Natureza da motivação e significados do trabalho;

• Os níveis motivacionais da pirâmide de Maslow;

• O papel da liderança para estimular a motivação e o reconhecimento dos membros de sua  equipe;

• A crise da motivação dos profissionais da equipe.

 

O PAPEL DO LÍDER-COACH NO DESENVOLVIMENTO DOS POTENCIAS DA EQUIPE

• Aprendizagem em equipe:fatores facilitadores e dificultadores

• Competências do líder-coach e aplicação em casos práticos

• Técnicas de comunicação interpessoal do líder-coach: diálogo e investigação apreciativa

• O papel do líder-coach na descoberta, desenvolvimento e aplicação do potencial da equipe

 

HABILIDADES INTERPESSOAIS DO LÍDER: RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

• Comunicação interpessoal: fatores de influência, decodificação da mensagem, ruídos na comunicação;

• Técnicas e ferramentas de comunicação interpessoal: escuta ativa, paráfrase, estilos de conversação, feedback e abertura;

• Construção de feedbacks: aplicação em casos simulados;

- Ferramentas interpessoais para a construção da confiança líder-equipe: empatia e assertividade nos relacionamentos;

- Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento- diagnóstico para avaliação do uso da assertividade nas relações de trabalho.

Informações

BELLA DATA - PALMAS (TO)

103 Sul, Rua SO 03, nº 29 - Palmas - TO, 77015-016

 

26 e 27 de Outubro de 2017

 

Credenciamento: 8h às 8h30

Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h

Coffee-break: às 10h e às 16h

Almoço: às 12h30

 

16 horas

Sobre a Inscrição

R$ 2.890,00 (por participante)

Inclusos: Material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do evento, certificado de participação no evento e coffee-breaks. 

 

A cada 5 (cinco) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá cortesia para uma sexta inscrição.

- Plano Corporativo: Valores diferenciados, com descontos entre 15% e 30% de desconto, para grupos maiores. Solicite uma proposta diferenciada: comercial@ntceventos.com.br.

 

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

NTC  Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda.

CNPJ: 10.614.200/0001-98

 

Banco do Brasil

Agência: 1505-9 Conta: 45397-8

 

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou fax: (63) 3212-1177, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.