Telephone
A- A A+

Apresentação

Uma grande questão contemporânea que vem sendo discutida junto à educação é referente à família e sua mudança estrutural, não mais reconhecida apenas como família tradicional, composta por pai e mãe e filho (s). Hoje já convivemos com outras estruturas como: mono parentais; casais homo afetivos; famílias recompostas com padrastos e madrastas, e filhos de ambos; mulheres solteiras que buscam a adoção de embriões; homens e mulheres que adotam filhos sozinhos ou mesmo a produção independente. No entanto à função do pai e da mãe continuam (ou deveriam continuar) funcionando independente de suas novas configurações. Entende-se que toda instituição (família, escola) é composta de adultos, que podem e devem representar a lei dentro do grupo social.

O presente Seminário Educacional tem como objetivo apresentar metodologias e pesquisas aplicadas ao comportamento humano dentro das escolas, psicodinâmica do trabalho, abordagens psicanalíticas das relações no trabalho docente. Bem como, refletir sobre o processo de transição que nos encontramos e como isso vem impactando diretamente na constituição do sujeito e seu desenvolvimento emocional e intelectual.  

Ainda, compreender os desafios impostos ao gestor educacional para implantação de uma reflexão-na-ação. Os alunos que hoje ingressam nas escolas requerem um nova abordagem nas relações humanas pedagógicas.

Por fim, trataremos sobre o sofrimento de muitos docentes, na situação da sala de aula, o entrelaçamento negado entre os fatores subjetivos, relacionais e as condições objetivas, materiais e histórico-culturais na construção de Ser Professor.

 

Oportunizar aos gestores escolares o desenvolvimento de competências de gestão, com vistas à formação de líderes para o processo de modernização da Educação.

 

• Profissionais interessados em desenvolver habilidades para a melhoria dos resulta dos na educação.

• Profissionais que atua​m, ou desejam atuar, na gestão escolar, nas redes públicas ou privada, nas esferas municipal, estadual ou federal, nas funções de coordenação, supervisão, orientação ou direção.

 

Destaques

• Os novos cenários e tendências relacionais: O sentido de educar.

• Autoridade que autoriza: lidar com o “novo” modelo de autoridade frente às novas gerações. 

• A dimensão relacional está em primeiro plano: é reconhecida como elemento essencial da aprendizagem. 

• O sintoma como sinalizador: TDAH, Dislexia, Indisciplina...

• Contornos Pedagógicos: situações educativas que mobilizam afetos, em que se misturam as reações pessoais e pedagógicas.

Palestrantes

INSTRUTORA: JANE PATRÍCIA HADDAD

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013). Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001) e Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998).

Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É conferencista, tendo participado de inúmeros eventos educacionais (nacional e internacional). Autora de diversos artigos sobre educação em sua relação com a comunidade; indisciplina escolar; relação família e escola; transtornos educacionais dentre outros temas. Atualmente colabora com seus artigos na revista Direcional Educador e na Revista BIS do Sindicato das Escolas Particulares de BH-MG. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção, publicados pela editora WAK, do Rio de Janeiro e co-autora de: Escola no Divã.

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA: GUSTAVO MORETTO

Mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador, Argentina, Especialista em Administração Estratégica pela UNA, Graduado em Ciências Biológicas pela UnB, Graduado em Pedagogia pela UICOC, pós-graduado em programas de qualidade total pela QUALITAS, pós-graduado em educação ecológica pela ESAB, capacitado em tutoria online pela ESAB, ex-participante da oficina de elaboração de questões do ENEM do Ministério de Educação, Diretor do Colégio Ibituruna de Governador Valadares e professor de pós-graduação do Instituto Mineiro de Educação Superior.

 

Programação

 - Transição do Mundo: Sociedade vertical para sociedade horizontal

 - Educação para o século 21

 - Constituição do Sujeito

-  Família (s) e sua função

 - Relações Vinculares e Aprendizagem

 

ENFOQUE PSICANALÍTICO E COMPORTAMENTAL

Informações

HOTEL SAN PEDRO 

Rua São Miguel, 1113. São Francisco. Pedreiras - MA. 65725-000.

Telefone: 99 3642-3718

 

14 e 15 de Junho de 2018

 

Credenciamento: 8h às 8h30

Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h

Coffee-break: às 10h e às 16h

Almoço: às 12h30

 

16 horas

Sobre a Inscrição

R$ 2.390,00 (por participante)

Inclusos:  Material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do evento, certificado de participação no evento, 2 almoços e 4 coffee-breaks. 

 

A cada 10 (dez) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá desconto de 10%. 

- Plano Corporativo: Valores diferenciados, com descontos entre 15% e 30% de desconto, para grupos maiores. Solicite uma proposta diferenciada: comercial@ntceventos.com.br.

 

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

NTC  Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda.

CNPJ: 10.614.200/0001-98

 

Banco do Brasil

Agência: 1505-9 Conta: 45397-8

 

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou fax: (63) 3212-1177, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.