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Apresentação

O direito à aprendizagem é uma das preocupações das famílias, dos educadores e das autoridades responsáveis pela Educação Brasileira. Esse direito é analisado no módulo das Teorias e Práticas de Aprendizagem. Esse módulo vem complementar e aprofundar o estudo realizado no início do Projeto NTC de Modernização da Gestão Pedagógica e Escolar, com o tema Gestão dos Processos de Ensino e de Aprendizagem.

O estudo atual tem por foco o processo da aprendizagem analisado sob a ótica de algumas teorias cujos princípios estão presentes na prática docente. Inicialmente serão apresentadas e analisadas as políticas nacionais relativas ao direito à aprendizagem, contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, vista como conjunto normativo propositivo orientador dos planos de ação e gestão dos processos de ensino e de aprendizagem. Tendo a BNCC por base, serão analisadas algumas teorias que podem favorecer a melhoria da aprendizagem. Dentre elas será apresentada a teoria desenvolvida por David Ausubel conhecida por Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa teoria cognitivista marcou a educação brasileira por décadas e sua influência ainda pode ser observada nas práticas pedagógicas tanto nas escolas públicas quanto nas privadas.

Na sequência serão estudados tópicos do Behaviorismo e sua influência no contesto escolar. Essa teoria orientou e ainda orienta muitas atividades dos professores no processo de ensino e no processo da aprendizagem, tendo por base o estudo da mudança de comportamento como indicador da aprendizagem.

Numa proposta mais atual serão apresentados alguns fundamentos da teoria psicológica das Funções Cognitivas. Nela serão analisados conjuntos de habilidades que organizam e gerenciam os comportamentos do sujeito em sua atividade de abordar e resolver situações complexas.

Dentro da mesma linha de pensamento, serão colocadas ideias centrais da teoria da Subjetividade, desenvolvida especialmente pelas pesquisas de Fernando G. Rey, a partir de um estudo cuidadoso das teorias de Vygotsky. Essa teoria psicológica permite compreender o significado do papel do aluno como sujeito de sua aprendizagem, sujeito entendido como agente que assume conscientemente e com autonomia esse processo.

Ressaltamos que, embora algumas teorias tenham sido propostas há vários anos e substituídas por outras, observa-se que a prática docente atual ainda continua baseada nelas. Ressaltamos que nosso objetivo não é mostrar que uma teoria é melhor que a outra, mas que podem ser complementares e cabe aos educadores fazer opções tendo em visto o objetivo maior: respeitar o direito de aprender.

 

O objetivo desse módulo com a apresentação dos fundamentos de teorias psicológicas e pedagógicas é oportunizar aos professores o desenvolvimento de suas competências no processo de ensino que tenha como resultado favorecer a aprendizagem significativa de conteúdos relevantes.

 

. Profissionais interessados em desenvolver habilidades para melhoria dos resultados na educação do ensino fundamental da rede municipal do ensino.

. Profissionais que atuam, ou pretendem atuar, na gestão escolar, nas redes públicas e privadas, nas esferas municipal, estadual ou federal, nas funções de coordenação, supervisão, orientação ou direção.

Destaques

 O direito de aprender das crianças e jovens.

 O dever do Estado de oferecer as condições da aprendizagem.

 Políticas públicas que criem as condições de ensino e de aprendizagem que favoreçam aprendizagens significativas de conteúdos relevantes.

 Teorias contemporâneas de aprendizagem orientadoras de propostas pedagógicas que favoreçam aprendizagens de conteúdos necessários para a compreensão do mundo contemporâneo.

Palestrantes

 
Instrutor Regente: VASCO MORETTO
Mestre em didática das ciências pela Universidade Laval de Québec - Canadá, Pós-graduado em Avaliação Institucional, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Pedagogo, Licenciado em Física, Escritor, Palestrante e conferencista.
 
 
 
Coordenação Científica: GUSTAVO MORETTO
Mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador, Argentina, Especialista em Administração Estratégica pela UNA, Graduado em Ciências Biológicas pela UnB, Graduado em Pedagogia pela UICOC, pós-graduado em programas de qualidade total pela QUALITAS, pós-graduado em educação ecológica pela ESAB, capacitado em tutoria online pela ESAB, ex-participante da oficina de elaboração de questões do ENEM do Ministério de Educação, Diretor do Colégio Ibituruna de Governador Valadares e professor de pós-graduação do Instituto Mineiro de Educação Superior.
 

Programação

. Novos rumos da educação escolar brasileira

. Políticas públicas da Educação

. Base Nacional Comum Curricular – BNCC

. Competências fundamentais

. Teorias cognitivistas da aprendizagem.

. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel

. Teorias de Gowin e Novak – Teoria de Educação

. Tópicos da teoria da subjetividade e sua influência no processo da aprendizagem.

. Tópicos da teoria das funções cognitivas e sua aplicação no processo de ensino e o resultado na melhoria da aprendizagem.

Informações

HOTEL SAN PEDRO 

Rua São Miguel, 1113. São Francisco. Pedreiras - MA. 65725-000.

Telefone: 99 3642-3718

 

15 e 16 de Agosto de 2018

 

Credenciamento: 8h às 8h30

Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h

Coffee-break: às 10h e às 16h

Almoço: às 12h30

 

16 horas

Sobre a Inscrição

R$ 2.390,00 (por participante)

Inclusos: Material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do evento, certificado de participação no evento, 2 almoços e 4 coffee-breaks. 

 

A cada 10 (dez) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá desconto de 10%. 

- Plano Corporativo: Valores diferenciados, com descontos entre 15% e 30% de desconto, para grupos maiores. Solicite uma proposta diferenciada: comercial@ntceventos.com.br.

 

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

NTC  Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda.

CNPJ: 10.614.200/0001-98

 

Banco do Brasil

Agência: 1505-9 Conta: 145397-1

 

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou fax: (63) 3212-1177, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.