Apresentação
Eventos personalizados
A aquisição do conhecimento se torna, a cada dia, um processo mais importante. Com tantas ferramentas disponíveis para o aprendizado e com métodos que se adaptam às particularidades de cada necessidade, é cada vez mais comum a criação de cursos e treinamentos sob demanda.



Cursos e projetos de capacitação
O NTC In Company é um programa de educação corporativa da empresa que oferece cursos e projetos de capacitação totalmente customizados para atender às necessidades específicas de seus clientes, que podem ser realizados nas dependências da própria organização, em hotéis ou em outros locais que possuam estrutura adequada e nos dias e horários que sejam apropriados aos participantes.
Diferenciais
Programas desenvolvidos especialmente para sua equipe

Capacitação
Ampliação da visão do grupo

Organizações Públicas
Gestão para o alcance de resultados

Estratégia e Governaça
Capacidade de analisar e gerenciar

Customização
Convergência de fatores

O que fazemos
Por que optar pelo NTC In Company?
1
Empresa referência de qualidade no mercado, no desenvolvimento e realização, em todo o País, de congressos, seminários e, cursos e treinamentos abertos e in company voltados para a Administração Pública.
2
São mais de 25 mil agentes públicos capacitados nos últimos 12 anos em aproximadamente 220 eventos abertos e fechados em diversos estados do Brasil.
3
A NTC dispõe de uma equipe de consultores altamente especializados que faz um levantamento minucioso das atividades e necessidades da organização.
4
Os cursos são ministrados por conferencistas, professores e palestrantes, especializados em diversas áreas de interesse nos setores público e privado, selecionados dentre os melhores profissionais do mercado, renomados, com notório conhecimento e reconhecida capacidade técnica e pedagógica.
5
Interagimos com o cliente antes e durante todo o desenvolvimento do programa com foco em soluções específicas.
6
Os programas são customizados com base na estratégia da organização e inclui análises de mercado e os mais novos conceitos e ferramentas utilizados no ambiente corporativo.
7
Os investimentos necessários à realização do curso e à logística terão significativa redução (economia), oferecendo uma relação Custo-Benefício ainda mais atrativa para sua organização.
8
O cliente escolhe o horário, a carga horária e o local.
10
Anos de experinência
90%
Satisfação dos clientes
+300
Eventos ralizados
+250k
Agentes capacitados
O que oferecemos
Conheça alguns cursos fechados
- Planejamento das contratações
- Contratos administrativos
- Sistema de Registro de Preços e Contratação Direta
- Capacitação em Pregão Presencial e Eletrônico;
- Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia
- Auditoria de Obras Públicas
- Orçamento para Licitações e contratações de obras eserviços de engenharia;
- A planilha de custos e preços da IN nº 02/08 com as alterações da Portaria nº 07/11
- Gestão e Auditoria de Contratos de Serviços Terceirizados
- Como Licitar e Fiscalizar os contratos de terceirização de Serviços

Nossas Vantagens
Projetos e Cursos Semifechados
Nesta modalidade de treinamento, A NTC dividirá esforços com seu órgão ou entidade para viabilizar o atendimento de suas necessidades com a realização de projeto ou treinamento compartilhado com outras Administrações que detenham interesses e necessidades similares, para situações em que os entes envolvidos dispõem de um número reduzido de servidores a serem capacitados em tema específico ou não possuem recursos suficientes para contratar um curso fechado exclusivo.
- Custo por participação reduzido
- Melhor viabilidade econômica
- Significativa redução com despesas de deslocamento
- Melhor aproveitamento da programação
Membros da equipe
Conheça nosso time de palestrantes

Alexandre Cairo
Procurador da Fazenda Nacional, membro do Núcleo de Defesa das Causas consideradas relevantes para União, criador do âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Advocacia Geral da União (AGU) para atuar perante o Tribunal de Contas da União, em Brasília. Foi Coordenador-Geral Jurídico de Orçamento, Licitações e Contrato do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Atua há quase 20 anos na área de Licitações e Contratos. Foi Assessor Jurídico em Licitações e Contratos da Diretoria de Obras Civis da Marinha. Professor de Direito Administrativo e de Direito do Consumidor. Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense; em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública; e em Direito Econômico e das Empresas pela FGV. Co-autor do Livro "Pregão Presencial e Eletrônico", coordenado por Diógenes Gasparini.

Alexandre Valente Xavier
Professor nas áreas de controle externo, governança e gestão de riscos; Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União desde 1989; ex-Secretário de Controle Externo do TCU; Assessor de Ministro do TCU; bacharel em Administração de Empresas pelo Uniceub de Brasília e graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande – MS; especialista em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas; instrutor do Instituto Serzedello Corrêa – ISC do Tribunal de Contas da União – TCU desde 1999; experiência de 38 anos no setor público; palestrante em eventos na área de controle; membro da Rede de Expertos Iberoamericanos (REI) em fiscalização da Fundação CEDDET – Espanha; ministra regularmente cursos nas áreas de tomada de contas especial, convênios, responsabilização no âmbito do setor público e gestão de riscos.

Alvaro Moreira Domingues Júnior
Educação Presidente do SINEPE/DF. Graduado em engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília e licenciado em Biologia pela Universidade Católica de Brasília. Mestrado em Administração Escolar pela Universo, Professor de Biologia e Diretor do INEI-Centro Educacional. Foi Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal no Biênio 2015/2017 e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação no Período 2017/2018\. É Vice-Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal e Presidente do SINEPE/DF. Foi Diretor Administrativo, Financeiro, Vice-Presidente e Presidente do SINEPE/DF em Gestões Anteriores.

Anacleto Abduch
Procurador do Estado do Paraná. Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR. Professor de Direito Administrativo da UniCuritiba. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL. Professor de Licitações e Contratos Administrativos do Curso de Especialização em Direito Administrativo da UniCuritiba e de outras instituições de ensino superior. Autor das obras Contratos de concessão de serviços públicos – Equilíbrio econômico-financeiro. Curitiba: Juruá, 2002; Licitações e o estatuto da microempresa e empresa de pequeno porte. Curitiba: Juruá, 2008; bem como de diversos artigos sobre licitações e contratos administrativos.

Anderson Pedra
Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos-RJ. Especialista em Direito Público pela Consultime/Cândido Mendes. Bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha. Professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Professor colaborador do Mestrado em Gestão Pública (UFES). Professor em pós-graduação em diversas Instituições de Ensino. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais. Procurador do Estado do Espírito Santo. Ex-Chefe da Consultoria Jurídica do TCEES. Ex-Chefe da Consultoria Jurídica do TCEES. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Licitações e Contratos Administrativos.

André Luiz Furtado Pacheco
Graduado em Processamento de Dados. MBA em Controle Externo pela FGV. Auditor de Tecnologia da Informação. Instrutor de Auditoria da Tecnologia da Informação nos cursos da Organização Latino-Americana e do Caribe das Entidades de Fiscalização Superior – OLACEFS, do Tribunal de Contas da União e do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF.

André Luís de Carvalho
Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), desde 2008\. Foi Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, em 2000\. É mestrando em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade Católica de Brasília, sendo mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 1993, bacharel em Direito pelo Centro Universitário Euro-americano, 2005, e bacharel como Oficial do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras, 1986

André Mendes
Engenheiro Civil. Pós-graduado em Auditoria de Obras. Atualmente é Secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União. Antes foi Secretario de Engenharia e Serviços de Apoio do TCU e Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e de outras instituições.

André Pachioni Baeta
Assessor em Gabinete do Ministro do TCU, é Engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas há 15 anos. Tem larga experiência em auditorias de obras públicas.Foi Diretor da divisão da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras e do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU e pela Cartilha “Orientação para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas” do TCU. Instrutor da ESAF, do Instituto Serzedello Corrêa – TCU e do Conselho Nacional de Justiça. Coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas).

Benjamin Zymler
Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU desde 2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Substituto em 1998 por meio de concurso público de provas e títulos. Foi Presidente do TCU nos anos de 2011 e 2012\. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Ministrou cursos na Escola da Magistratura do Distrito Federal e Territórios, Escola da Magistratura do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Instituto Superior de Brasília - IESB, Centro Universitário de Brasília - UniCeub, Instituto Serzedello Corrêa, entre outros. É autor das obras "Direito Administrativo e Controle", "O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas", "Direito Administrativo" e "Política & Direito: uma visão autopoiética". Formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME e em Direito pela Universidade de Brasília

Bruno Dantas
Direito Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2014\. Doutor e Mestre em Direito (PUC-SP). Possui Pós-Doutorado em Direito pela UERJ, com pesquisas desenvolvidas na Cardozo School of Law (Nova York) e no Max Planck Institute for Regulatory Procedural Law (Luxemburgo). Foi também pesquisador visitante no Institute de Recherche Juridique de la Sorbonne, da Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Por mais de uma década foi consultor legislativo de carreira do Senado Federal especializado em direito processual civil (2003/2014), tendo ingressado na carreira por concurso público de provas e títulos. Exerceu por quatro anos o cargo de Consultor-Geral, por eleição de seus pares e nomeação do Presidente do Senado (2007/2011). Presidiu a Comissão de Juristas designada pela Câmara dos Deputados para elaborar propostas legislativas de aperfeiçoamento da gestão governamental e aperfeiçoamento do sistema de controle da Administração Pública. Compôs a Comissão de Juristas instituída pelo Presidente do Senado Federal e presidida pelo Ministro Luiz Fux para elaborar anteprojeto de novo Código de Processo Civil (2009/2010). Compôs o Conselho Nacional de Justiça (2011/2013) e o Conselho Nacional do Ministério Público (2009/2011). Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu da FGV Direito-Rio e da Uninove. É autor de inúmeros artigos científicos e livros jurídicos. É o Secretário-Geral da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional.

Celia Godoy
Educação Mestre em Psicologia Social, Pedagoga, Pós-Graduada em Metodologia e Didática do En- sino Superior e Dificuldades de Aprendizagem.

Celso Vasconcellos
Educação O prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de seminários de graduação e pós-graduação, consultor de secretarias de educação e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica

Claudio Sarian Altounian
Engenheiro civil. Bacharel em Direito. Pós–graduado em Administração de Empresas e em Auditoria de Obras Públicas. Professor e palestrante nas áreas de obras públicas e meio ambiente. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização (5\. ed., Fórum, 2016); e coautor dos livros RDC na prática e a contratação integrada (2\. ed., Fórum, 2015); Governança pública, o desafio do Brasil (3\. ed., Fórum, 2018); e Gestão e governança pública para resultados (1\. ed, Fórum, 2017). Servidor do TCU, tendo desempenhado funções de direção por 18 anos. Atuou como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob), da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7a Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração do Manual de tomada e prestação de contas anuais, do Manual de tomada de contas especial, e de Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas. Atuou como enge- nheiro responsável pelo planejamento, orçamento e execução de prédios residenciais, shopping centers e obras industriais e rodoviárias.

Cristiana Fortini
Pós Doutora pela George Washington University, Doutora em Direito Administrativo pela UFMG, professora de Direito Administrativo da UFMG, Advogada, ex-Controladora Geral de Belo Horizonte e ex-Procuradora Geral Adjunta de Belo Horizonte.

Daniel Luiz de Souza
Auditor Federal de Controle Externo – desde 2004; Graduado em Administração de Empresas; Especialista em Gestão de Pessoas; Especialista em Planejamento Estratégico para o Setor Público; Especialista em Gestão de Projetos.

Dawison Barcelos
Advogado especializado em Licitações e Contratos Administrativos. Professor-colaborador da Escola Nacional de Administração Pública-Enap. Instrutor de cursos e Palestrante em temas relacionados às contratações públicas. Parecerista “ad hoc” da Revista CEJ do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Federal. Especialista em Direito Público e Pós-Graduando em Gestão Pública. Criador do portal “O Licitante”. É Servidor do Tribunal de Contas da União onde exerceu por vários anos as atividades de Pregoeiro e atualmente integra a Consultoria Jurídica do órgão. Autor e coautor de artigos e livros como “Estatuto Jurídico das Estatais” (Ed. Fórum) e “Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores – Direito Administrativo” (Ed. Revista dos Tribunais).

Erivan Franca
Advogado (OAB/DF 18.166). Servidor do Tribunal de Contas da União desde 1997, onde exerceu as funções de Diretor de Apoio à Fiscalização de Contratos do TCU em Brasília/DF e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais, ambos do TCU em Brasília/DF. É instrutor em cursos presenciais e à distância na área de gestão de contratos.

Estefânia Maria de Queiroz Barboza
Professora Doutora no Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná e no Mestrado em Direito da UNINTER. Professora do Doutorado em Estudos de Gênero da Università degli Studi di Palermo. Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese de 2012 . Doutora e Mestre em Direito pela PUCPR, com estágio doutoral (doutorado sanduíche) e bolsa CAPES na Osgoode Hall Law School (York University). Co-Presidente da Associação Ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e de Direito Constitucional. É vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/PR. Advogada com experiência em direito previdenciário.

Estevão Portela Nunes
Medicina Mestre e Doutor em Doenças infecciosas e Parasitárias pela UFRJ. Medico e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia-Fiocruz, acumulando recentemente extensa ex- periência no enfrentamento da COVID-19.

Flaviana Vieira Paim
Contadora e Advogada, Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Sócia da Paim & Furquim Contabilidade, em Gravataí/RS. Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados relacionados à gestão de Contratos Públicos, com enfoque específico para a elaboração e análise de planilhas de custos e formação do preço de prestação de serviços e fiscalização de contratos, tendo trabalhado em diversas instituições, entre às quais, podemos destacar Itaipu Binacional, Petrobras, CEMIG, Eletrosul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, Prefeitura Municipal Pinhais/PR, Universidade Federal Fronteira Sul-IFSUL; Caixa Econômica Federal, Banrisul, Poupex, CEMIG, CONAB, Eletrosul, TJ/BA, TJ/TO, TJ/RO, TJ/RR, TJ/MS, TJ/GO, TRE/TO, TRE/MA,TRE/RS, TRE/RJ, TRE/PR; dentre outras. Assessora técnica e articulista para as áreas de Finanças e Licitações do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública, com sede em Porto Alegre/RS. Autora de diversos artigos publicados e co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 e co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012.

Gabriela Verona Pércio
Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Graduada em Direito pela PUC-PR. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba – FDC-UNICURITIBA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí-SC. Servidora do Tribunal de Contas do Estado do Paraná de 2004 a 2006\. Autora de livros e artigos sobre Licitações e Contratos. Instrutora, desde 2004, de cursos, treinamentos e seminários na área de Licitações e Contratos.

Guiomar Namo de Mello
Educação Mestre e doutora em educação, fez estudos de pós-doutorado na Inglaterra. Como educadora atuou no setor público executivo e legislativo e em organismos internacionais, na formulação e implementação de políticas educacionais especialmente na área de currículo e formação de professores. É membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e consultora de projetos relacionados à Base Nacional Curricular Comum e à reforma nos currículos dos cursos superiores de formação de professores.

Guiomar Namo de Melo
Educação Formada em Pedagogia pela USP, Doutora em Educação pela PUC-SP, fez estudos de pós doutorado na London University, Inglaterra. Fez carreira de pesquisadora na Fundação Car\- los Chagas e de professora na PUC-SP. Foi Secretária de Educação da Cidade de São Pau\- lo, trabalhou como Especialista de Educação no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington D.C. Dirigiu a Fundação Victor Civita responsável edi\- torial pela Revista ESCOLA. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e consultora do MEC para a elaboração da BNCC e para a formulação da PolíticaNacional de Formação Docente.
