
0
Meses
0
Dias
0
Horas
0
Minutos
0
Segundos
Contagem regressiva para conferência
Sobre o Evento
Uma das formas da Administração Pública cumprir as atribuições impostas pela Constituição e pela Lei é por intermédio da contratação de bens, obras ou serviços de particulares. O contrato administrativo é um dos melhores instrumentos de que dispõe o administrador eficiente. Contudo, a contratação de particulares pelo Poder Público deve obedecer uma série de regras e formalidades cujo descumprimento pode ensejar em prejuízo ao interesse público e à condição pessoal do administrador. Por outro lado, a mera contratação não atende o propósito público se a execução contratual não for adequada e correta. Contrato administrativo é um ajuste entre a Administração Pública e particulares, pelo qual se pactua a realização de determinados fins públicos, que demanda uma rigorosa rotina administrativa, seja na fase do planejamento, seja na fase da licitação e da execução contratual. A utilização do contrato administrativo é uma opção do administrador, mas a atuação pública no sentido da sua ótima execução é um dever. Isto demanda o pleno domínio das regras fundamentais que os regem e o pleno domínio das técnicas jurídicas aplicáveis, de modo a assegurar a sustentabilidade dos atos praticados perante os órgãos de controle (Ministério Público, Tribunais de Contas, controle popular) e garantir a total realização do interesse público objetivado na contratação.
Quando
25 de agosto de 2025
Objetivo
O curso tem como objetivo a capacitação plena dos servidores públicos e de colaboradores de entidades privadas sem fins lucrativos que realizam despesas com o uso de dinheiro público no que tange a aspectos relevantes do processo da contratação pública, habilitando-os para o exercício de atribuições de pregoeiro ou de agente de contratação. A abordagem dos temas será feita a partir dos entendimentos firmados pelo TCU e de acordo com a nova lei de licitações.
Público Alvo
• Pregoeiros e membros de equipes de apoio, membros de comissões de licitação, assessores e procuradores jurídicos, ordenadores de despesa, advogados, auditores, gestores de contratos, profissionais do departamento de compras, finanças, orçamento, planejamento, administração, contratos e de controle interno e externo e todos os demais agentes públicos das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), envolvidos nos procedimentos de contratação na Administração Pública. • Fornecedores da Administração Pública. • Colaboradores de entidades privadas sem fins lucrativos.
Formato do Seminário
O evento será realizado em formato online, com carga horária total de 16 horas, distribuídas em dois turnos de 8 horas cada. Além da programação principal, os participantes também terão acesso a 8 horas extras de conteúdo bônus, especialmente elaboradas para complementar e enriquecer a experiência do seminário.
Quais tópicos discutiremos
Palestrantes

Jorge U. Jacoby Fernandes
Mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, conferencista e palestrante. Desenvolveu uma longa e frutífera carreira no serviço público ocupando vários cargos: Membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Advogado e Administrador Postal da ECT e ainda consultor cadastrado no Banco Mundial. Publica periodicamente vários trabalhos principalmente na seara do Direito Administrativo. É autor de vários livros publicados.

Anacleto Abduch
Procurador do Estado do Paraná. Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR. Professor de Direito Administrativo da UniCuritiba. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL. Professor de Licitações e Contratos Administrativos do Curso de Especialização em Direito Administrativo da UniCuritiba e de outras instituições de ensino superior. Autor das obras Contratos de concessão de serviços públicos – Equilíbrio econômico-financeiro. Curitiba: Juruá, 2002; Licitações e o estatuto da microempresa e empresa de pequeno porte. Curitiba: Juruá, 2008; bem como de diversos artigos sobre licitações e contratos administrativos.

Tatiana Camarão
Graduada em em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Tatiana Camarão é Assessora Técnica Especializada da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, professora do Centro Universitário UNA, sócia da Qualificare Consultoria, Assessoria, Treinamento Ltda. A professora Tatiana também é Diretora do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Com ampla experiência na área de Direito, ênfase em Direito Administrativo, atua como palestrante e consultora principalmente nos seguintes temas: licitação, servidor público, direito administrativo e processo administrativo Coautora dos livros Licitações e contratos: aspectos relevantes (2\. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2008), Termo de Referência (4\. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2014), Processo Administrativo: Comentários à Lei n° 9.784/99 (2\. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2009) e Manual prático do pregão (Belo Horizonte: Mandamentos, 2006).
Porque você não pode perder esta oportunidade?
Porque você quer o melhor para a Administração Pública
Porque importantes temas serão abordados por profissionais de elevada e notória capacidade técnica
Porque você será preparado adotar decisões sustentáveis perante os órgãos de controle, evitando a responsabilização pessoal por erros no processo da contratação pública
Porque vai evitar prejuízos para o interesse público
Porque terá contato com temas contemporâneos e polêmicos na área de contratações públicas
Porque você irá participar de um evento diferenciado, de excelência em relação a instrutores, conteúdo e metodologia aplicada, e com a marca de qualidade de quem já capacitou mais de 15.000 (quinze mil) agentes públicos
Nosso calendário
Programação Completa
08:30 - 12:30
Módulo 1 - Fundamentos da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)
Noções gerais da Lei nº 14.133/21. Dever de licitar. Princípios da nova lei: planejamento, governança, eficiência, inovação. Os objetivos do processo da contratação de acordo com a Lei nº 14.133/21. Designação, competências e responsabilidades dos agentes encarregados das funções essenciais. Responsabilidade funcional e responsabilização por atos. Gerenciamento de riscos. Identificação, classificação e alocação de riscos. Aplicação da matriz em contratos administrativos. Exercícios de elaboração de matrizes Sistema de governança nas contratações públicas Integridade, auditoria e controles internos Compliance aplicado ao ciclo da contratação pública
Palestrante

14:00 - 18:00
Módulo 2 - Gestão e fiscalização dos contratos
Gestão de contratos: formalização, execução e alterações Termos aditivos e reequilíbrio econômico-financeiro Extinção, sanções e rescisão contratual
Palestrante

10
Anos de experinência
90%
Satisfação dos clientes
+300
Eventos ralizados
+250k
Agentes capacitados
Dúvidas
frequentes
Quem contrata, aprova!
